Sobre o SOFTE

Crendo que abrir uma Escola é criar um instrumento de transformação, é ter a oportunidade de cooperar com o nascimento e o florescer de um cidadão, em outubro de 1994, Zélia, Sérgio e Ana Lúcia, fundaram a Sociedade Francisco Tavares de Educação, nome dado em homenagem ao pai e conselheiro da família Tavares, o Sr. Francisco.

A inauguração oficial ocorreu em fevereiro de 1995, tendo como equipe gestora o Sr. White Abraão como Diretor, Creoneide Margarida como Vice-diretora, Patrícia Gomes como secretária e Ana Lúcia Camelo como gestora, profissionais cuja competência e dedicação foram fundamentais para o êxito da instituição.

No primeiro ano de funcionamento haviam 35 alunos distribuídos em 8 turmas, que iam do Jardim à antiga 4ª série, hoje 5º ano. Posteriormente, sua prática educacional ampliou-se até o 9º ano, e seu antigo slogan “SOFTE – Construindo uma nova educação”, permaneceu sendo uma realidade comprovada.

Não se limitando a atuar apenas dentro de seus muros, o SOFTE foi o precursor do Desfile Cívico na Rua Joaquim Nabuco, iniciativa posteriormente abraçada pela Casa da Cultura. Além disso, as aulas de campo, passeios culturais, feiras pedagógicas e a nossa famosa SOFTEGIN – Gincana SOFTE, são outras das várias práticas pedagógicas que sempre fizeram do Colégio uma instituição totalmente voltada à integração não só com as famílias dos seus alunos, mas com a comunidade como um todo.

Em 2016, a Sociedade Francisco Tavares de Educação foi rebatizada para SOCIEDADE DE FORMAÇÃO TÉCNICA E EDUCACIONAL e é conhecida por seus alunos como “Colégio SOFTE”, sob nova direção desde 2012, a instituição vive um novo momento. Mantendo a qualidade do ensino que fez do Colégio uma referência local, a instituição vem se preparando para oferecer melhores condições de aprendizagem e também para ampliar sua linha de atuação. Através de uma nova diretoria, novas propostas pedagógicas e instalações totalmente reformadas, com laboratório de informática, biblioteca física e digital, todas as salas de aula com TV de LED, suporte multimídia e refrigeradas, brinquedoteca e parquinho, o Colégio SOFTE pretende oferecer também, em breve, EJA Supletivo, Ensino Médio Regular e Técnico e Cursos Profissionalizantes e Preparatórios. Tudo isto porque, apesar de nos orgulharmos do nosso passado cheio de êxito, acreditamos que o que já é muito bom pode ser ainda muito melhor. Afinal, “MUDAR FAZ PARTE A VIDA. O SOFTE MUDOU. MUDE VOCÊ TAMBÉM. VENHA PARA O COLÉGIO SOFTE!”

MISSÃO

Formar alunos críticos e conscientes, que pensem de forma global e contribuam efetivamente com as transformações necessárias à construção de uma realidade local mais justa e harmônica.

VISÃO

Posicionar-se como um dos melhores colégios do Rio de Janeiro, capacitando alunos para o autodesenvolvimento.

VALORES

Ética, justiça, integridade, honestidade e transparência, valorização da educação e do conhecimento, autonomia, senso crítico e criatividade, respeito e tolerância.

SLOGAN

Educar Para Transformar.